Sala da Investigação

Projeto

muSEAum é um projeto de pesquisa e formação ao longo da vida em branding e marketing digital para pequenos museus desenvolvido em coinovação por CICANT, uma unidade de investigação da Universidade de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.

O projeto é financiado exclusivamente por FCT, a agência pública nacional de apoio à investigação em ciência, tecnologia e inovação, em todas as áreas do conhecimento.

Esta parceria academia-museu, com a duração de três anos, baseia-se numa amostra de museus denominados Museus de Mar de Portugal em todo o território nacional.

O objetivo do muSEAum é gerar e testar um modelo de desenvolvimento de públicos para pequenos museus baseado na integração coerente das seguintes disciplinas:

  • Técnicas de marketing e branding aplicadas aos museus
  • Design de experiência do visitante
  • Desenvolvimento da marca coletiva muSEAum, Museus de Mar

Museu de Sesimbra

Em parceria com os museus serão desenvolvidos processos de conhecimento para a exploração competitiva pelos museus das suas características e coleção, através de:

  • Definição, gestão e comunicação da marca própria
  • Benefícios dos efeitos de rede inerentes a uma marca coletiva

A relação histórica de Portugal com o mar tem uma dimensão global. O conceito de museu de mar incorpora diversos museus, locais ou experiências:

  • A extraordinária arte asiática-portuguesa dos Descobrimentos
  • As casas onde os grandes descobridores e aventureiros viveram – Gama, Colombo, Magalhães ou Cabral
  • A história e as ciências da navegação, marinharia, oceanografia
  • As pescas como à baleia e bacalhau
  • Experiências, como o mergulho arqueológico, a integração do surf nas culturas locais
  • Os belos sítios das fábricas romanas de garum ou a ponta da Europa

Os resultados esperados a longo prazo são maior sensibilização do público, mais visitantes, gerando um espírito de pertença à comunidade local, novas parcerias e aprendizagem, e desenvolvendo o turismo local.

muSEAum: digital branding and marketing the sea museums of Portugal


muSEAum is a lifelong training and co-innovation research and development project in digital branding and marketing for small museums led by CICANT, a research unit of Universidade de Humanidades e Tecnologia, Lisbon, exclusively financed by FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, the Portuguese public agency that supports science, technology and innovation.

The three-year-long academia-museum partnership is based on a sample of sea-themed museums, henceforth called Sea Museums of Portugal, in the Azores, Madeira, Lisbon, North, Centre, Alentejo and Algarve.

Isolation, management instability, lack of financial resources, low level of professionalism in audience development are challenges facing many small museums in the EU. The objective of muSEAum is to generate and test an audience development model for small museums based on the coherent integration of museum branding and marketing techniques, visitor experience design, digital marketing techniques, and of a collective brand for a competitive and sustainable ecosystem of niche museums: muSEAum, Sea Museums of Portugal.

The historical relationship of Portugal with the sea has a global dimension. The sea museum concept incorporates diverse museums, sites or experiences: the extraordinary Asian-Portuguese art of the Discoveries or the houses where great discoverers and adventurers lived – Gama, Columbus, Magellan or Cabral; the history and sciences of navigation, seamanship, oceanography; past fisheries like whale and cod; experiences such as archaeological diving, the Lisbon Oceanarium or the integration of surfing in local cultures; the beautiful locations of the Roman garum producing factories or the tip of Europe, the magnificent Cape of Saint Vincent.

The expected long-term results of the project are knowledge processes for the competitive exploration by museums of their characteristics and collection, through the definition, management and communication of their own brand and benefit from the network effects inherent to a collective brand, converging in greater public awareness, more visitors, generating a spirit of belonging to the local community, new partnerships and learning, and developing local tourism.

Objetivos


  • Marca dos museus

    Identidade digital própria, contributo para a marca coletiva
  • Experiência de visitante

    Contributo para a marca do museu
  • Marketing digital

    Expansão global
  • Marca coletiva

    Museus de Mar de Portugal

Tecnologias digitais para projetar a marca

Para expandir e atrair mais e novos públicos para os museus é preciso um permanente esforço que solicita recursos humanos, financeiros, tecnológicos e organizacionais. As tecnologias digitais oferecem a possibilidade de chegar a todo o mundo com investimento reduzido e com recurso a competências básicas.

Através da aplicação de branding e marketing digital é possível projetar o património marítimo nacional através das marcas dos museus que lhe são dedicados, tornando-os mais reconhecidos e reputados entre públicos nacionais e estrangeiros.

O brand de cada museu será um contributo essencial para o efeito multiplicador resultante da marca coletiva muSEAum, Museus de Mar de Portugal, para atrair e fidelizar públicos.

Parceria academia-museus de formação e co-inovação

muSEAum está concebido na perspetiva de uma parceria de formação ao longo da vida, partilha de conhecimento e co inovação entre a universidade e museus de todo o país. O projeto está focado no aperfeiçoamento de competências em branding e marketing para a potenciação da marca dos museus – sustentada nos acervos, locais, edificados, experiências – e sua disseminação através de técnicas de marketing digital para conseguir maior e mais ampla notoriedade.

Vários museus desenvolveram poderosas marcas próprias e especializaram-se na comunicação e outras técnicas digitais, como por exemplo crowdfunding. Esses museus desenvolveram práticas e competências de alto nível com que iremos aprender, incorporar e transmitir no modelo que irá resultar do projeto muSEAum.

Museus de Mar de Portugal

Há em Portugal muitos museus cuja temática tem relação com o mar. Alguns são totalmente dedicados às coisas do mar, outros incorporam nas suas coleções importantes temáticas relacionadas com o mar – navegação, exploração, vidas, artes. Muitos têm no seu cerne a grande tradição marítima portuguesa.

O objetivo de muSEAum é o desenvolvimento de um ecossistema competitivo e sustentável de museus baseado nas marcas dos museus e no respetivo contributo para a marca coletiva muSEAum, Museus de Mar de Portugal, e a sua projeção através de tecnologias digitais para todo o mundo.

O projeto incidirá na investigação, desenvolvimento, avaliação e teste de um modelo prático e flexível de captação e desenvolvimento de novos públicos de todo o mundo, baseado em técnicas de branding e marketing digital aplicadas a museus associados ao mar.

Este projeto da unidade de investigação CICANT da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que decorrerá ao longo de três anos, é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e responde ao objetivo da Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 de potenciação do património cultural marítimo.

Marca coletiva: mais valor cultural, económico e social

Os museus são inventores de novos modos de ver, de novas experiências de ensino e aprendizagens, fazendo recurso a técnicas expositivas e experienciais de apelo universal que contribuem para a criação de novo e mais valor cultural, económico e social. A razão de ser dos museus vai para além da conservação e exibição de património cultural. Contribui para a notoriedade a nível local, o que produz um efeito multiplicador positivo a vários níveis. Os museus desempenham uma importante função na coesão e identidade local, na criação de emprego e dinamização das economias locais, no estabelecimento de laços e de redes sociais e de conhecimento a nível regional, nacional e internacional.

A função cultural, social e económica cada museu a nível local terá maior expressão e produzirá maiores resultados se for sustentada no efeito de rede de uma marca coletiva.

Disseminação dos resultados

muSEAum terá divulgação académica e para o público em geral.  Serão organizados workshops locais e conferências nacionais e internacionais e desenvolvidas teses de doutoramento e de mestrado. Os resultados serão analisados em artigos académicos em revistas nacionais e internacionais e num manual de branding e marketing para pequenos museus sob a forma de livro (em inglês) a publicar em 2021.

Consubstanciar e disseminar a identidade própria

Se enviar a mensagem é fácil, atingir o destinatário certo com a mensagem certa e conseguir captar a sua atenção é difícil na nuvem comunicacional da web. Para a conseguir concorrer com milhões de outras mensagens e sobressair, é necessário criar e desenvolver uma mensagem simples e poderosa.

É essa a função do brand – a marca – e do branding: consubstanciar e disseminar por todo o mundo uma identidade própria, facilmente reconhecida, que propõe ao potencial visitante uma proposta de valor interessante, uma promessa de qualidade, uma experiência diferenciada.

O alvo da comunicação da marca são os públicos nacionais e estrangeiros apreciadores das coisas do mar, de história marítima, das artes de navegação e da pesca, de modos de vida marítimos, da arte inspirada no mar.

Projeto de Investigação PTDC/EGE-OGE/29755/2017 - Branding de 'Museus de Mar' de Portugal para um Ecossistema Competitivo e Sustentável: Modelo de Desenvolvimento de Públicos para Pequenos Museus. Créditos fotografias